segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Ninguém disse que o tratamento seria fácil...


Antes de começar de verdade o post de hoje, gostaria de agradecer o apoio e as dicas dos amigos virtuais que tem participado tanto deste blog, me dando coragem para continuar o tratamento e acima de tudo me motivando a continuar compartilhando as minhas experiências aqui...
Agradecimentos feitos, vamos ao que interessa...
Quando descobri o vaginismo imaginei que o tratamento fosse de alguma forma padronizado, que existiria um roteiro que todas as mulheres com vaginismo que estivessem em tratamento seguissem e tudo se resolveria mais cedo ou mais tarde. Começo a perceber que o tratamento do vaginismo não é como uma receita de bolo que a gente segue e tudo da certo, as coisas são muito mais complexas do que a gente espera antes de começar.
Hoje fui a minha terceira consulta com a psicóloga, e começo a perceber que sempre entro apreensiva e saio de lá triste, não por buscar uma cura instantânea e milagrosa, mas por perceber o quanto estou em desacordo comigo mesma, o quanto as coisas dentro de mim parecem erradas e confusas.
Coisas simples que a gente acha dispensável na vida, ou pelo menos eu sempre achei, mas que com o passar dos anos acabamos percebendo que são comuns e essenciais na vida e na saúde física e mental das pessoas, como simplesmente fantasiar, sabe aquele momento em que você finge que é o ganhador do premio nobel? Pois é, esse é o meu primeiro "dever de casa", fantasiar, literalmente. Uma coisa tão simples, e que para mim tem sido tão difícil...
Segundo a minha psicóloga, pacientes com depressão por exemplo não são capazes de cumprir essa tarefa, e aí me vem mais uma insegurança, ter mais problemas psicológicos além do vaginismo! Sei que o tratamento é o primeiro passo, e que eu vou ter que encarar muitos tabus que existem dentro de mim para ter sucesso. A parte mais difícil de um tratamento psicológico é que não se luta contra uma doença, se luta contra si mesmo, e como deixar de acreditar de uma hora para a outra que algumas coisas que você sempre acreditou serem certas, na verdade servem apenas para te fazer mal?
Ninguém disse que o tratamento era fácil, nem agradável  mas sair da sala da psicóloga uma vez por semana, querendo sentar num canto e chorar até o fim do mundo, ninguém merece né...

7 comentários:

  1. Olá, tenho vaginismo também e só descobri depois que casei. Pense na decepção? Também tenho dificuldade em fantasiar, mas tenho chegado lá aos poucos. Estarei sempre visitando seu blog porque abandonei o tratamento mas agora vou voltar com tudo!
    Me chame de Nany!!!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nany,seja bem vinda a esse espaço!

      Eu conheço bem a sua decepção por que também só descobri depois que casei, e sei como é difícil se encarar num momento assim...pelo que a maioria das pessoas já me disseram é meio normal mulheres na nossa situação abandonarem o tratamento de vez em quando, mas quanto mais tempo adiamos, mais demoramos para conseguir a cura, hoje eu entendo o por que as pessoas abandonam o tratamento, pelo menos no meu caso não tem sido nem um pouco agradável...(é rir, para não chorar...rsrsrsrs)
      Mas na medida do possível a gente vai se ajudando e dando força umas para as outras mesmo que virtualmente!
      No que precisar, conte comigo!
      Beijos!

      Excluir
  2. Não consigo achar na minha cidade uma boa sexologa ou uma terapeura,vc acha que devo procurar como?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu encontrei a minha através de uma ginecologista com quem passei, elas foram colegas de faculdade! Mas foi a única que encontrei perto da minha região, e olha que nem é tão perto assim! Acho que o melhor modo é esse, procurar através de ginecologistas e psicólogos...

      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  3. OLha to fazendo um tratamento cum uma Psicologa e uma fisioterapeuta, CHEGA EU NÃO QUERO MAIS ISSO NA MINHA VIDA, SE DEUS FEZ O SEXO, ENTÃO TODAS NÓS PODEMOS FAZER, vamos nós curar, TEMOS QUE TER FÉ.

    ResponderExcluir
  4. Achei uma Psicologa e uma Fisioterapeuta, e comecei o tratamento e vou me curar, pois Deus fez o Sexo, e tudo que Deus faz é bom rsrsrs, nós temos que tirar da nossa mente que sexo é errado, vamos vencer e ser felizes por inteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus fez o sexo, e a humanidade criou amarras para nos fazer acreditar que ele era errado e nos controlar melhor, esse é o grande problema, e muitas vezes levamos essas amarras para as nossas vidas pensando que os humanos podem dizer mais o que é certo ou errado de que Deus quando fala através de nossos corações e instintos!!!

      Excluir