quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Machiginismo!

Muitas vezes quando ouvimos falar de machismo e feminismo temos a impressão de que são conceitos ultrapassados dos anos 70, que hoje em dia na época do anticoncepcional, da maternidade como opção e da inserção feminina no mundo profissional nada disso existe mais.
Mas por mais incrível que possa parecer ainda vemos milhares de imagens e atitudes machistas, e muitas vezes as propagamos sem refletir sobre o que exatamente estamos perpetuando. E várias dessas atitudes e frases são exatamente o tipo de ação que a nossa sociedade considera correta e que diversas vezes nos traz aqui, ao impasse do vaginismo.
A imagem que selecionei para esse post infelizmente é de um mal gosto extremo, mas exemplifica exatamente o que quero dizer, e foi ela que me motivou a escrever hoje. Por que vemos diariamente uma série de coisas assim que nos fazem agir como se a responsabilidade de tudo fosse da mulher e que o papel do homem fosse de fato, o mesmo que desempenharia um animal irracional, apenas respeitando e respondendo seus instintos primitivos de procriação, sem que precisasse existir qualquer outro tipo de responsabilidade sobre esses atos, ou mesmo, como se não houvesse necessidade de nenhum tipo de reflexão a respeito.
Considero importante refletirmos sobre muitas brincadeiras e comentários machistas que a mídia e as redes sociais nos empurram goela abaixo todos os dias, pois muitas vezes acabamos rindo concordando e compartilhando, fazendo com que o ciclo de opressão psicológica feminina nunca termine e estejamos fadadas eternamente a assumir sozinhas responsabilidades que deveriam ser compartilhadas; sentirmos vergonha e medo de nossa própria sexualidade e muitas vezes condenar outras mulheres que tomam atitudes diferentes das que tomaríamos em seus lugares. E acima de tudo, essas impressões que nos são passadas, absorvidas e posteriormente propagadas, nos trazem um conformismo ridículo e hipócrita a respeito do papel masculino dentro da sociedade e, principalmente nos fazem ter uma visão deturpada e errônea sobre como deve ser o papel do homem dentro de um relacionamento com uma mulher, pois nos acostumamos a pensar que homem trai mesmo, por que afinal essa é a natureza deles, que precisamos estar com o corpo sempre nos moldes que a mídia prega para que sejamos desejadas por eles, que mesmo quando um homem trai a culpa é da mulher com quem ele saiu, que a mulher fica chata por que tem TPM, mas que o homem quando está chato é apenas falta de uma cerveja, uma saidinha com os amigos e uma boa noite de sexo; ah e que todo homem gosta de cerveja, e se não gostar tem algum problema com ele.
Enfim, vou colocar algumas das imagens que mais vi nas redes sociais sobre o assunto e uma reflexão sobre cada uma, para que possamos pensar e discutir mais sobre o assunto. Afinal o caminho para a cura do vaginismo requer uma série de reflexões sobre as nossas atitudes cotidianas e as nossas opiniões a respeito de determinados assuntos, muitas vezes quando entendemos por que pensamos de determinadas formas nos aproximamos mais da cura e de nós mesmas.

Homens não reclamam? Resolvem seus problemas telepaticamente? Chatice é exclusividade feminina?


Essa é tipicamente compartilhada por várias mulheres em redes sociais, aí vem a pergunta: o seu valor vem da roupa que você veste? A mulher é um ser tão simples que pode ser analisado apenas pela aparência? Ou também temos medo do poder que nossa própria sexualidade pode exercer sobre os outros?


Será que a nudez feminina é tão perigosa a ponto de precisar ser combatida com violência? Voltamos a Idade Média e nos banharemos e teremos relações sexuais vestidas, ou nessas situações tudo bem em ver de relance o próprio corpo?


Por que? Só as burras tem corpos a mostra? E embora a mídia nos bombardeie eternamente com corpos perfeitos que nunca teremos, aqueles corpos cumprem exatamente a função que lhes foi dada, ser apenas um pedaço de carne e um objeto de desejo.
Oi? Ela só precisou ficar tetraplégica! Tranquilo, todo mundo faz isso para reivindicar algo tão simples quanto a própria dignidade! É assim que se faz meninas, deixem-se agredir até terem uma lesão irreversível e sua luta vai ser respeitada! ;)


Me pergunto porque a sociedade tem medo dos seios femininos, por que um cara sair sem camisa é super natural, mas quando se trata da mulher é escandaloso até amamentar uma criança em público?


Mas ele vai te trair da mesma forma, afinal é da natureza masculina! E sim, mulher, mostrar o corpo é crime e te faz inferior aos outros seres do planeta, mostrando o corpo você dá a sociedade o direito de te julgar (embora isso vá acontecer de qualquer forma) e ao homem o direito de te tratar como um objeto! Legal, né?



Mais uma vez, escolham garotas, ou são burras, usam o corpo, e são tratadas feito lixo pelo resto das pessoas, ou são inteligentes, provavelmente feias, mas "respeitadas" de acordo com os padrões da nossa sociedade, poxa!


Eu precisava encerrar com essa da cantora Pitty, porque é simplesmente verdadeira.
Espero que tenham gostado, e que eu tenha ajudado de alguma forma o desenvolvimento de vocês no caminho a cura do vaginismo e das outra centenas de violências silenciosas que sofremos diariamente.

Beijos e força na luta!
Luthy Fray











4 comentários:

  1. Nem eu diria melhor. Eu sou feminista sim e com muito orgulho!!! Estamos em pleno século XXI e tanto homens como mulheres deveriam usufruir dos mesmos direitos (e deveres) sim!!! Estou cansada de viver num mundo onde as mulheres são atiradas ao chão e lhes apontam o dedo por tudo e por nada. Se vestem mini-saia são prostitutas e oferecidas, se vestem calça largas já são demasiado conservadoras e sem graça.... Aaaaafff neste mundo machista tudo na mulher está mal, tudo o que veste, tudo o que diz, tudo o que faz, não importa, eles encontram sempre maneira de dizer mal de tudo!E o pior é que o machismo não é só de homens, o pior de tudo é que há mulheres que defendem o machismo, que apoiam o machismo em vez de defenderem os seus próprios direitos e género! Igualdade sff.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas infelizmente quantas vagínicas machistas não vemos por aí? Quantas mulheres ainda não se libertaram desses preconceitos e se deixaram descobrir que temos os mesmos direitos e responsabilidades que qualquer homem? E quantas ainda vão desenvolver o vaginismo por causa do machismo dos outros? A cura do vaginismo é um despertar que começa com o reconhecimento e a rejeição do machismo e das atitudes machistas!

      Beijos P'

      Excluir
  2. Luth, vc esqueceu da clássica, difundida pelos nerds: se ela tem mais livros do que sapatos, case-se com ela. Pq sim, a mulher que lê não pode ligar pro que veste/usa.
    Engraçado vc postar sobre isso, pq há uns dias eu venho ensaiando falar sobre o assunto, uma vez que na minha timeline ultimamente pipocou um textinho idiota sobre a "mulher de verdade" (aquela q não usa roupa curta, não enche a cara nem vai na balada, muito menos transa com quem bem entende), endossado, infelizmente por várias mulheres.
    O pior do machismo é isso: a forma como as idéias machistas estão tão enraizadas, que hoje as maiores propagadoras são as próprias mulheres.
    Eu, que não aprendo a não ler os comentários, tenho ficado cada dia mais chocada com o nível das coisas que leio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Homem machista é revoltante, mas mulher machista é uma coisa triste de se ver, pois é uma mulher aprisionada a valores hipócritas e sem sentido!
      Obrigada pela apreciação amiga!

      Beijos
      Luthy Fray

      Excluir